PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O UNIVERSO

TERRA

P. Qual a distância da Terra ao Sol?
R. A distância não é constante, pois a órbita da Terra não circular, e sim, uma elipse. Mas sua distância média fica em cerca de 149.600.000 km, variando de um máximo de 152.100.000 km no afélio (ponto mais distante) para um mínimo de 147.100.000 km do periélio (ponto mais próximo). 

P. Qual a idade da Terra?
R. Baseada na datação radiométrica de meteoritos e das rochas mais antigas da Terra, a idade é de 4,54 bilhões de anos, ou seja, 4 bilhões e 540 milhões de anos, com margem de erro de 1% (45 milhões de anos) para mais ou para menos. 

P. Qual a velocidade da Terra?
R. A Terra gira ao redor do Sol a cerca de 29,8 km/s ou 107.200 km/h. 

P. Por que nosso céu é azul?
R. A luz solar é composta por várias tonalidades de cor (cada uma com sua frequência) que juntas a torna branca. Ao atravessar a atmosfera terrestre essa luz branca se dispersa em seus componentes e os átomos dos gases difundem as radiações de menor comprimento de onda, são elas a da cor azul e a da violeta. Na alvorada e no entardecer, os raios solares percorrem uma maior camada atmosférica e aí a luz azul é dispersa quase totalmente e as tonalidades vermelha e laranja são mais refletidas e difundidas no céu.

P. Por que nosso planeta se chama Terra, se há três vezes mais água do que terra?
R. Entre várias hipóteses, todas tem uma origem semelhante: designar nosso solo, nossa moradia. Em muitas culturas antigas e em algumas remanescentes hoje, a solo era personificado numa deusa da fertilidade, pois dela nasciam as criaturas vivas que lhes forneciam o alimento, logo a terra era a mãe de tudo, a provedora e nosso lar. Além disso, não se tinha noção das dimensões oceânicas, logo o nome Terra para designar o mundo ficou.

P. Qual a maior e a menor temperaturas registradas na Terra?
R. A maior temperatura medida em solo foi registrada no Vale da Morte, Califórnia - EUA em 1913: 56,7 °C, porém um satélite da NASA mediu o solo de um deserto iraniano em 2005: 70 °C. A menor temperatura foi medida na base soviética Vostok na Antártida em 1983: -89,2 °C.

P. Como se formam as auroras polares?
R. As auroras são fruto da interação das partículas carregadas emitidas pelo Sol (vento solar) com os átomos dos gases da atmosfera terrestre, notadamente nitrogênio e oxigênio. Ao colidirem, os átomos perdem elétrons ficando instáveis e energizados, ao "capturar" seus elétrons perdidos o átomo libera a energia em forma de luz. O nitrogênio emite cores vermelhas enquanto o oxigênio exibe tons verdes. 

P. Quantas estrelas podemos enxergar à noite sem ajuda de instrumentos?
R. Aproximadamente, 6 mil estrelas. Mas caso, você, more em latitudes altas, poderá ver pouco mais da metade delas. Quem mora próximo à linha do Equador poderá ver quase todas elas durante todo o ano.

P. Quantos planetas podemos ver a olho nu?
R. Além da Terra, podemos enxergar até 6 planetas. Isso, claro, em condições perfeitas de observação. São eles: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno e Urano, este último encontra-se no limite da visão humana saudável em noites bem escuras. 

P. Quantas galáxias podemos enxergar a olho nu? 
R. Se contarmos com a nossa própria galáxia, a Via Láctea, são quatro. As outras três são Andrômeda, Pequena Nuvem de Magalhães e Grande Nuvem de Magalhães. Estas duas últimas são satélites da nossa galáxia e visíveis apenas no hemisfério sul, já Andrômeda é o objeto mais distante que pode ser observado à vista desarmada, fica a 2,5 milhões de anos-luz da Terra.

P. Qual os gases que compõe a atmosfera da Terra?
R. A atmosfera terrestre é composta basicamente por nitrogênio (78,08 %), oxigênio (20,94 %), argônio (0,93%) e dióxido de carbono (0,04%). Além desses, ainda há traços de neônio, metano, hélio, hidrogênio, criptônio e ozônio.

P. O que são estrelas cadentes?
R. São meteoroides que atravessam a atmosfera terrestre e que, devido ao atrito, se incineram, tornando-se luminosos. O mesmo que meteoros.


SOL

P. De que é feito o Sol?
R. O Sol é uma estrela composta principalmente por hidrogênio (92,1%) e hélio (7,8%). O 0,1% restante é devido a presença de oxigênio, carbono e neônio. 

P. O Sol é o centro da galáxia?
R. Não, o Sol, uma das bilhões de estrelas que compõe nossa galáxia, a Via Láctea, está na periferia dela, mais precisamente a cerca de dois terços do raio, a contar do centro.

P. Qual o tamanho do Sol?
R. Trata-se de uma medida difícil, tendo em vista que o Sol não dispõe de uma superfície sólida como os planetas terrestres. Mas os cientistas consideram como raio solar a distância do centro da estrela até o limite exterior da fotosfera, a camada visível a olho nu. Nesse caso, o raio do Sol tem aproximadamente 696.300 km, ou seja, seu diâmetro tem 1.392.000 km, o que dá cerca de 109 "Terras" enfileiradas.


LUA

P. É possível flutuar na Lua?
R. Não. Aquelas imagens de desenhos animados ou cinema onde astronautas flutuam na Lua é mito. Lá embora a gravidade seja um sexto da terrestre, não é suficiente desgarrar do solo apenas saltando, apenas levaria cerca de duas vezes e meia o tempo para retornar ao chão, comparado com um salto na Terra.

P. Por que a Lua não cai na Terra? 
R. Apesar da enorme massa e a atração gravitacional entre ambas, a Lua não cai devido à velocidade tangencial que mantém em relação à trajetória em volta da Terra. Numa espécie de jogo de forças, onde a Terra "puxa" a Lua para abaixo e esta tende a seguir em linha reta, resultado: um caminho elíptico e sem riscos de queda. 

P. O que é a "Lua de sangue"?
R. Em eclipses lunares, a sombra da Terra atinge a superfície lunar, porém esta não fica totalmente invisível e sim com tonalidades alaranjadas e avermelhadas. Tais cores se devem à refração e dispersão da luz solar na atmosfera terrestre (como no entardecer) e espalhamento no espaço por trás, incluindo a Lua.

P. Qual a temperatura da superfície da Lua?
R. A Lua não possui atmosfera relevante, devido a isso ocorre uma grande variação de temperatura em sua superfície. Durante o dia, com Sol a pino, pode atingir pouco mais de 110 °C, enquanto nas noites, a temperatura cai para cerca de -150 °C.


SISTEMA SOLAR

P. Só existe água na Terra?
R. Não. Já é fato, existe água em todo o Sistema Solar, mas na maioria dos planetas e satélites, ela representa uma proporção insignificante. Sua presença se torna mais evidente, além da Terra, em Marte (gasosa e sólida), Lua (em crateras que nunca recebem luz solar), Europa (satélite de Júpiter) e Encélado (satélite de Saturno).

P. Qual a montanha mais alta do Sistema Solar?
R. O Monte Olimpo, em Marte, com cerca de 27 km de altura em relação a média da superfície marciana. Sua base se estende por quase 600 km de diâmetro. Para efeito de comparação nosso Monte Everest tem 8,848 km de altura.

P. Por que Vênus gira ao contrário e tão lentamente?
R. Segundo a teoria mais aceita, a atmosfera venusiana é tão espessa que a "força de maré" provocada pelo Sol ao atrair a imensa camada gasosa freou a rotação do planeta, que tem de longe a revolução mais lenta do Sistema Solar. Além disso, modelos sugerem que um grande evento de impacto tenha ocorrido em Vênus (alguns astrônomos sugerem que um antigo satélite natural tenha caído) que fez o sentido de sua rotação se inverter.

P. Qual o tamanho de Júpiter, o maior dos planetas do Sistema Solar?
R. O diâmetro de Júpiter é cerca de 142.900 km (11,3 vezes o terrestre) e sua massa é 318 vezes maior.

P. Qual a velocidade de um cometa?
R. A velocidade varia bastante, principalmente os que têm órbitas bem excêntricas (alongadas), assim aceleram próximos do Sol e quando se afastam a velocidade diminui. O cometa Ison chegou a incríveis 1 milhão de quilômetros por hora ao ter sua aproximação mortal com o Sol, o Halley ao fim da década de 90 mantinha cerca de 63.000 km/h ao afastar-se da estrela, ao passo que quando esteve próximo chegou a quase 107 mil quilômetros horários.

P. Qual o maior satélite do Sistema Solar?
R. Ganímedes, satélite de Júpiter ostenta o título de maior do Sistema Solar com 5.262,4 km de diâmetro, o segundo lugar vai para Titã, de Saturno, com 5.150,0 km, ambos são maiores que o planeta Mercúrio (4.879,4 km).

P. Qual a duração do "dia" em casa planeta do Sistema Solar?
R. Eis o período de rotação aproximado: Mercúrio: 58 dias 15 h 30 min; Vênus: 243 dias; Terra: 23 h 56 min 4,1 s; Marte: 24 h 37 min 22 s; Júpiter: 9 h 55 min 30 s; Saturno: 10 h 34 min; Urano: 17 h 14 min 24 s; Netuno: 16 h 6 min 36 s.

P. Qual o tamanho dos anéis de Saturno?
R. Não há uma precisão nas medidas, mas os dados sugerem que da borda interna do anel mais próximo a externa do mais distante são quase 100.000 km, ao passo que a espessura não atinge 1,5 km.

P. Qual a distância de Plutão para o Sol?
R. A distância média é cerca de 5,9 bilhões de quilômetros, porém sua órbita é bastante excêntrica, o que o faz ficar a 7.375.927.931 km no afélio e "apenas" 4.436.824.613 km no periélio.


ESPAÇO PROFUNDO 

P. Como os cientistas descobrem a composição química das estrelas?
R. Através de um experimento chamada espectroscopia. A espectroscopia consiste, em linhas gerais, na análise da luz (no nosso caso luz das estrelas) quando esta passa por um prisma óptico ou por uma rede de difração e produz o espectro de cores ou a decomposição da luz em suas cores componentes lembrando um arco-íris, mas com um detalhe: várias linhas escuras interrompendo a sequência de cores. Estas linhas escuras são como impressões digitais dos elementos químicos presentes nas estrelas, pois cada elemento presente no astro produz uma linha escura em um local específico no espectro.

P. Depois do Sol, qual a estrela mais próxima da Terra?
R. A estrela Próxima Centauri ou Próxima ou ainda Alfa Centauro C. Pertence à constelação de Centauro, mas especificamente ao conjunto triplo Alfa Centauro, dista somente 4,22 anos-luz da Terra.

P. O que é ano-luz?
R. Ano-luz é uma medida de distância muito usada na Astronomia. 1 Ano-luz é a distância em que a luz (maior velocidade conhecida) percorre em um ano no vácuo. Considerando que a luz tem velocidade cerca de 299.790 km/s e que um ano tem aproximadamente 31.500.000 segundos, temos mais de 9 trilhões de quilômetros. Em valores exatos: 9.460.730.472.580,8 km.

P. O que são estrelas binárias?
R. Em geral, damos o nome de binárias a duplas estelares mantidos coesos por força gravitacional, estas seriam as binárias verdadeiras, pois girariam em torno de um centro de massa comum. Também temos as binárias aparentes, estrelas vistas a olho nu ou por telescópio muito próximas, mas que não mantêm nenhuma relação, apenas coincidiram de estar no mesmo campo de visão do observador.

P. Quanto tempo vive uma estrela?
R. A duração da vida de uma estrela está relacionada inversamente com sua massa. Estrelas como nosso Sol, consideradas como anãs, se mantêm estáveis por até 10 bilhões de anos alcançando um total de 12 bilhões acrescentando estágios turbulentos que antecedem a morte. Estrelas supermassivas (com mais de 10 massas solares) têm vida curta, morrem após 50 a 100 milhões de anos de existência, ao passo que estrelas com massa inferior a 0,5 massa solar podem durar de 100 bilhões a trilhões de anos, segundo modelos matemáticos.

5 comentários:

  1. Façam perguntas!!! Ajudem a enriquecer este blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Por que os planetas giram ao redor do Sol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Sistema Solar surgiu de uma gigantesca nebulosa, a qual entrou em rotação por vários motivos, como explosão de supernovas próximas, perturbação gravitacional de outras estrelas. Com o passar de milhões de anos, a região central da nebulosa se concentrou e originou o Sol, as regiões periféricas se solidificaram e formaram planetas, satélites e asteroides, mas mantiveram o movimento inicial da nebulosa: de girar em torno do centro.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Supernova é um estágio da evolução estelar, quando uma estrela de grande massa (10 a 100 vezes a massa do Sol) entra em colapso. Nessa fase, a estrela ejeta sua massa a qual pode atingir até 10.000 km/s e emitir luz de tal forma que uma supernova a 1000 anos-luz pode ser vista em pleno dia.

      Excluir

A Terra vista da Estação Espacial Internacional