Gaia descobre galáxia "fantasma" perto da Via Láctea

16 de novembro de 2018

Nesta impressão artística, a grande nuvem de Magalhães pode ser vista à esquerda da Via Láctea, no centro, enquanto a anã recém-descoberta é visível como uma nuvem escura à direita.

Cientistas que estudam dados da sonda Gaia, da Agência Espacial Europeia - ESA, descobriram uma galáxia anã escondida nos arredores da Via Láctea, um enxame de estrelas de baixa densidade com dois terços do tamanho da nossa. A chamada galáxia "fantasma", conhecida como Antlia 2 (Ant 2), tem um terço do tamanho da Via Láctea, tão grande quanto a Grande Nuvem de Magalhães.


Como esta galáxia permaneceu desconhecida por tanto tempo? A Ant 2 é 10.000 vezes mais fraca que a Grande Nuvem de Magalhães e está escondida atrás do disco da Via Láctea. Ele só pôde ser encontrada usando dados de alta precisão da Gaia e representa um mistério para os astrônomos: é muito grande para a sua luminosidade ou muito escura para o seu tamanho.

"Este é um fantasma de uma galáxia", disse Gabriel Torrealba, principal autor de um artigo que descreve a descoberta. “Objetos tão difusos quanto Ant 2 simplesmente não foram vistos antes. Nossa descoberta só foi possível graças à qualidade dos dados da Gaia. ”

A missão coletou dados de alta precisão de milhões de estrelas na Via Láctea. Os pesquisadores usaram esses dados para procurar estrelas RR Lyrae (um tipo de estrela variável) antigas e pobres em metais, algo típico de galáxias anãs, que pulsam ou mudam de brilho a cada 12 horas.

Concepção artística de Antlia 2, Via Láctea e Grande Nuvem de Magalhães.

"RR Lyrae são encontradas em todas as galáxias-satélites conhecidas, então quando encontramos um grupo deles sentado acima do disco galáctico, não ficamos totalmente surpresos", disse o coautor Vasily Belokurov, do Instituto de Astronomia de Cambridge. “Mas quando olhamos mais de perto para a localização deles no céu, descobrimos algo novo, já que nenhum objeto previamente identificado surgiu em nenhum dos bancos de dados pelos quais pesquisamos.”

A equipe confirmou a descoberta do Ant 2 depois de coletar espectros mostrando que as estrelas estavam se movendo juntas. Mas, ao contrário de um fantasma típico, não há nada de assustador em Ant 2: os dados mostram que a galáxia anã sempre fica a cerca de 130.000 anos-luz da Via Láctea.

"A explicação mais simples sobre o motivo de a Ant 2 ter tão pouca massa hoje é que ela está sendo desmontada pelas marés galácticas da Via Láctea", disse o coautor Sergey Koposov, da Universidade Carnegie Mellon. “O que permanece sem explicação, no entanto, é o tamanho gigante do objeto. Normalmente, quando as galáxias perdem massa para as marés da Via Láctea, elas encolhem, não crescem”.

Disse o coautor Matthew Walker, também da Carnegie Mellon: “Comparado com o resto dos cerca de 60 satélites da Via Láctea, Ant 2 é excêntrica. Estamos nos perguntando se essa galáxia é apenas a ponta de um iceberg, e a Via Láctea está cercada por uma grande população de anãs quase invisíveis semelhante a esta.”

TRADUZIDO E ADAPTADO DE:

https://astronomynow.com/2018/11/13/gaia-data-reveals-unseen-ghost-galaxy-near-milky-way/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Terra vista da Estação Espacial Internacional